Box A Pequena Sereia • Contos de Fadas
MOOD BOX A Pequena Sereia • Contos de Fadas
~ Cada Caixa é feita especialmente para cada pessoa, com detalhes originais, seguindo o exemplo das fotos ~
• O conto de A PEQUENA SEREIA é repleto de simbolismos! Poderíamos ficar um longo tempo aqui dialogando sobre eles. Ao analisar um conto é interessante nos atermos aos personagens e as temáticas ali presentes, por exemplo. Encontramos nesse conto a Sereia, suas irmãs, a bruxa do mar, o príncipe, a mulher com quem ele se casa e até mesmo o mar pode ser considerado um personagem.
De tema, o que se sobressai, em um primeiro momento, é o almejar, desejar, aquilo que queríamos ter, mas não podemos até então. É muito comum nos contos de fadas o herói ou a heroína passar por provas e desafios, tendo que se sacrificar. E vemos isso na Pequena Sereia, ela conquistou aquilo que desejava, mas com um preço. E não nos deparamos com situações assim na nossa vida?
Ao escolher um caminho, estamos, consciente ou inconscientemente, deixando outro de lado. A Sereia foi corajosa e determinada, atingindo seu objetivo: tornar-se humana. Ao vivenciar isso, nem tudo foi o que ela imaginava, o véu da ilusão caiu, e o príncipe preferiu outra. Mas, apesar disso, ela escolheu sacrificar a si mesma do que sacrificá-lo. Uma atitude muito bonita para uns, já, para outros, pode parecer tolice. Ao morrer ela, na verdade, renasceu e transcendeu, eternizando-se.
Ela amou e amou intensamente, o amor em sua essência é puro e genuíno, um tema universal. Às vezes, ao renunciar a nós mesmos é que vamos de encontro a nós mesmos. Não podemos também deixar de lado o simbolismo do mar. O mar é água, pode ser calmo e ao mesmo tempo turbulento; a água é um fio condutor, símbolo da transformação, purificação, sendo utilizada no batismo, por exemplo. A água também pode representar o materno.
A Pequena Sereia nasceu no mar e para lá retornou. Seu retorno não foi da mesma maneira, ela voltou diferente, transformada, integrando-se e aceitando a si mesma.